Entender seu círculo de competência ajuda a evitar problemas, identificar oportunidades de melhoria e aprender com os outros.
O conceito do Círculo de Competência tem sido usado ao longo dos anos por Warren Buffett como uma forma de focar os investidores em operar apenas nas áreas que eles conhecem melhor. Os ossos do conceito aparecem em sua Carta aos Acionistas de 1996:
"O que um investidor precisa é a capacidade de avaliar corretamente os negócios selecionados. Observe a palavra “selecionado”: você não precisa ser um especialista em todas as empresas, nem mesmo em muitas. Você só precisa ser capaz de avaliar empresas dentro de seu círculo de competência. O tamanho desse círculo não é muito importante; conhecer seus limites, entretanto, é vital"
O Círculo de Competência é simples: cada um de nós, por meio de experiência ou estudo, acumulou conhecimentos úteis em certas áreas do mundo. Algumas áreas são compreendidas pela maioria de nós, enquanto outras requerem muito mais especialização para avaliação.
Por exemplo, a maioria de nós tem uma compreensão básica da economia de um restaurante: você aluga ou compra um espaço, gasta dinheiro para equipar o lugar e então contrata funcionários para servir, cozinhar e limpar. (E, se você não quiser fazer isso sozinho, gerencie.)
A partir daí, é uma questão de gerar tráfego suficiente e definir os preços apropriados para gerar lucro com os alimentos e bebidas servidos - depois que todas as despesas operacionais forem pagas. Embora a culinária, a atmosfera e os preços variam de acordo com o restaurante, todos eles devem seguir a mesma fórmula econômica.
Esse conhecimento básico, junto com algum conhecimento de contabilidade e um pouco de estudo, permitiria avaliar e investir em qualquer quantidade de restaurantes e cadeias de restaurantes, públicas ou privadas. Não é tão complicado.
No entanto, a maioria de nós pode dizer que entende o funcionamento de uma empresa de microchip ou de uma empresa farmacêutica de biotecnologia no mesmo nível? Talvez não.
“Eu não sou nenhum gênio. Sou inteligente em alguns pontos, mas me coloco em torno deles.”
- Tom Watson Sr., fundador da IBM
Mas, como Buffett disse tão eloquentemente, não precisamos necessariamente entender essas áreas mais esotéricas para investir capital. Muito mais importante é definir honestamente o que sabemos e nos ater a essas áreas. Nosso círculo de competência pode ser ampliado, mas apenas lentamente e com o tempo. Erros são cometidos na maioria das vezes quando se desvia dessa disciplina.
Você tem que descobrir quais são suas próprias aptidões. Se você joga jogos em que outras pessoas têm aptidões e você não, vai perder. E isso é tão certo quanto qualquer previsão que você possa fazer. Você tem que descobrir onde você tem uma vantagem. E você tem que jogar dentro de seu próprio círculo de competência.
Se você quer ser o melhor jogador de tênis do mundo, pode começar tentando e logo descobrir que é inútil - que outras pessoas passam direto por você. No entanto, se você quiser se tornar o melhor empreiteiro de encanamento em Pindamonhangaba, isso provavelmente será possível para dois terços de vocês. É preciso vontade. É preciso inteligência. Mas depois de um tempo, você saberia gradualmente tudo sobre o negócio de encanamento em Pindamonhangaba e dominaria a arte.
Portanto, a conclusão simples aqui é clara. Se você deseja aumentar suas chances de sucesso na vida e nos negócios, defina o perímetro do seu círculo de competência e opere internamente. Com o tempo, trabalhe para expandir esse círculo, mas nunca se engane sobre onde ele está hoje e nunca tenha medo de dizer "Não sei".
Comments